Como agregar valor ?


Quantas vezes já ouvimos falar que a solução dos problemas ou o caminho para o sucesso das pequenas empresas, independente do setor de atividade, é agregar valor aos produtos e serviços oferecidos ao cliente. O que poucos dizem é que, para agregar valor, são necessários investimentos e uma boa dose de inovação. O mesmo que colocar as idéias em prática, com objetivos claros e fáceis de mensurar.Agregar valor não é fazer o que todos já fazem e cobrar um pouco menos. Também não é melhorar algo que já é percebido como bom ou ótimo pelo cliente. Muito menos divulgar melhor a empresa. Agregar valor é dar um salto de qualidade em uma ou mais características, do produto ou serviço, que de fato são relevantes para a escolha do consumidor.

A empresa que pretende diferenciar-se agregando valor precisa, antes de tudo, conhecer o que seus clientes necessitam e mais do que isso, quais são os atributos dos produtos e serviços que de fato são determinantes no processo de compra. Para isso é fundamental conhecer profundamente o cliente, suas vontades, seus hábitos e seus valores. Podem-se partir das necessidades básicas e bastante conhecidas, como rapidez e conveniência, porém dificilmente uma empresa consegue agregar valor sem interagir continuamente com os seus clientes, identificando suas verdadeiras carências e anseios. Somente as empresas, que sabem o que cliente quer e valoriza conseguem direcionar seus esforços e otimizar seus gastos na melhoria da qualidade.

Mas, não basta conhecer as novas demandas da clientela, se a empresa não possuir o conhecimento ou a tecnologia adequada para inovar. A inovação pode derivar tanto de uma tecnologia inédita como de uma nova forma de organizar e gerir a empresa. O importante é que a inovação seja percebida pelo cliente. Os restaurantes por quilo é um exemplo. Quando sugiram os primeiros, a inovação não estava na refeição ou no modo de produzi-la, mas na maneira como o cliente selecionava o que desejava comer e na forma de pagamento mais justa, proporcional ao volume colocado no prato. Além desses atrativos os restaurantes por quilo também proporcionam um valor básico que é a rapidez.

A empresa deve buscar ganhos de qualidade que os clientes entendam facilmente, que aconteçam de imediato ou num futuro muito próximo, que possam ser divulgados com rapidez e clareza, sem a necessidade de explicações ou cálculos complexos. Inovar não é tornar o produto ligeiramente melhor ou um pouco mais barato, pois isso dificilmente será percebido pela grande maioria dos consumidores.

Agregar valor, portanto, depende tanto de investimentos em pesquisas para detectar as necessidades dos clientes, como no desenvolvimento de tecnologias e formas de administrar mais eficazes. Em outras palavras para agregar valor precisamos ter um olho no cliente e outro na inovação. 

Fonte: Sebrae-SP

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5 Respostas para “Como agregar valor ?

    • Analisando o comentário acima, posso reforçar ainda mais! Toda empresa pode agregar valor tanto no serviço quanto no produto e o cliente vai continuar fazendo a mesma coisa, ver o que é mais viável para ele! exemplo: conheço pessoas que não compram nada pirata (Cd´s – Dvd´s filmes etc..) em contra partida tem outros que só compram isso, ou seja, você pode fazer de tudo, se o cliente não gostar do seu serviço e/ou produto, não se adequar as necessidades dele, pode agregar o que for que não o conquistará, por outro lado os que gostam acabam gostando ainda mais dos benefícios adquiridos a mais!

  1. Sem dúvida o entendimento do que o cliente busca quando vai à um estabelecimento qualquer é o início para um movimento de agregar valor. Um mercadoria ou serviço só é caro se o valor não for percebido por isso preços são uma unidade mensurável da percepção do seu cliente sobre seu produto ou serviço. Para agregar mais margem é preciso despertar novas necessidades e boas experiências.

  2. Concordo plenamento que não apenas a melhor escolha para as empresas, mas também para uma sociedade é uma abordagem baseada no valor. Entretanto é preciso que entendemos que agregar valor so faz sentido quando pensamos sob o aspecto financeiro. Sob o aspecto econômico, que é o que realmente vale, a expressão agregar valor não faz sentido. Imagine uma determinada tecnologia que tem mais funções que o relamente necessário. Neste caso agregou valor mas ao mesmo tempo o produto se desvalorizou. Porque? Porque sob o aspecto econômico, o que realmente vale é o que tem uso. Portanto um produto que so cumpre as funções necessárias, esta desprovido de desperdício, e portanto é mais valorizado pelo usuário, pois atendeu as necessidades a um custo menor.

    • Entendi a colocação do Luiz, se eu quero uma camera digital, não preciso que ela tenha inúmeras funções, pois naquele momento eu quero tirar fotos, por ex: se eu comprar uma câmera digital que tenha todas as funções, estarei comprando por R$ 1.000,00 (Ex) se eu comprar uma câmera + um mp3 + mp4 + pen drive de ( x GB referênte ao da camera) etc. Pode ser que eu gaste a metade do valor! Porém terei de 5 a 6 objetos que podem ou não ser exercer suas funções melhor do que a camera com o mp3 que por ser só um mp3 fajuto para agregar um certo valor.

      Mas devemos entender que tudo que for feito, é baseado em pesquisas, se o nosso consumidor é um cara que prefere ter um produto com inumeros recursos, e decidimos que atenderemos a esse consumidor, é isso que devemos fazer. Pois os consumidores que querem UM produto com apenas UM recurso, acreditam que o produto com muitos recursos não é bom o bastante e não trará a expercienca que ele gostaria de ter com aquele produto, ele simplesmente buscará em outras lojas, pois a nossa empresa está disponibilizando produtos com inumeros recursos e significa que, como havia dito no ínicio. a nossa pesquisa pode ser incorreta.

      No fim o que quero dizer é que existem pessoas que acreditam que objetos com muitos recursos não são bons em nenhum deles, portanto para agregar valor ao produto nem sempre é enxe-lo de funções tudo vai depender do seu objetivo e de quem é o seu consumidor.

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