Tecnologia

Facebook: compartilhamento de emoções online pode mudar humor alheio


Um estudo realizado em conjunto por pesquisadores da Universidade da Califórnia, Yale e pelo Facebook mostrou que as emoções que as pessoas compartilham no mundo digital podem ser contagiantes.

De acordo com o levantamento, publicado na quarta-feira, as mensagens mais otimistas tinham uma probabilidade bem maior de influenciar o humor alheio do que as negativas.

“Queríamos averiguar se as mudanças emocionais de uma pessoa causavam mudanças emocionais em outra e foi exatamente isso que encontramos”, disse o cientista político da Universidade da Califórnia, James Fowler, que foi o principal autor do estudo publicado online no periódico Plos One.

A análise foi feita com mais de 100 milhões de indivíduos norte-americanos e com as bilhões de mensagens postadas por eles entre janeiro de 2009 e março de 2012. Os dados foram preservados como anônimos, para proteger as identidades dos participantes e foi usado um sistema de análise de texto automatizado, para que o conteúdo das mensagens não pudessem ser vistos.

Descobertas

O primeiro fato curioso mencionado pelos pesquisadores foi o de que um dia chuvoso, por exemplo, podia influenciar diretamente o emocional das mensagens postadas dentro da rede social de uma pessoa. Os posts que pendiam para o lado negativo cresceram 1,16%, enquanto que o número de comentários positivos diminuiu em 1,

Para comprovar o fator “contágio”, os pesquisadores retiraram qualquer atualização de status que falava sobre o tempo naquela hora, de fato. Ou seja, eles analisaram as menções “triste” e “feliz” nas diferentes postagens e não “hoje está chovendo” ou qualquer mensagens que mencionada o tempo diretamente, afim de demonstrar que o clima influenciou a negatividade e tal negatividade se espalhou pela timeline daquela determinada pessoa.

“Queríamos posts de locais onde estava chovendo, o que faz com que você escreva coisas negativas que não são sobre o tempo”, explicou o Dr. Fowler.

Isso também aconteceu em outro estudo liderado por Fowler. Em um único dia de eleição, os pesquisadores descobriram que uma única postagem poderia influenciar 340 mil eleitores.

IDGNow!

Deixe um comentário